quinta-feira, 7 de abril de 2011

Oficinas ensinam a produtor rural como atuar no mercado

Soluções educacionais “Negócio Bom é para Dois” e “Cliente! Prazer em Conhecer!” estão disponíveis para serem aplicadas em todo o Brasil
Brasília - Os mais de 12,3 milhões de produtores familiares existentes no país - segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - já contam com duas novas oficinas desenvolvidas pelo Sebrae: “Negócio Bom é para Dois” e “Cliente! Prazer em Conhecer!”. As soluções são gratuitas, duram quatro horas em formato de oficinas práticas e serão implementadas pelas unidades estaduais da instituição. As oficinas mostram ao produtor como atuar no mercado e obter ganhos mais consistentes.
No “Negócio Bom é para Dois”, o objetivo é proporcionar ao pequeno produtor rural a compreensão de aspectos básicos do processo de negociação. “Esta oficina destaca a importância de o produtor se ver como protagonista da situação e não como vítima das circunstâncias”, explica a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti.
Já a oficina “Cliente! Prazer em Conhecer”, de acordo com a gerente, provoca o público-alvo para ter curiosidade sobre quem é o seu cliente e apresenta ferramentas para oferecer serviço e atendimento que correspondam às expectativas do consumidor. As duas soluções oferecem oficina prática de quatro horas e material didático, o Guia do Educador e o Guia do Participante.
Técnicas de negociação
“O varejo concentra grande parte das vendas e o produtor rural precisa conhecer as técnicas de negociação para não ter parcela da sua renda apropriada. Também é importante que o produtor que faz venda direta ou indireta saiba com quem está comercializando. Com essa informação, pode fazer uma oferta mais eficaz”, destaca o gerente da Agronegócios do Sebrae, Enio Queijada.
Em novembro de 2010, houve duas turmas-piloto com as novas soluções para dois grupos de agricultores familiares na Bahia. Em março deste ano, técnicos do Sebrae foram treinados para atuar como multiplicadores das oficinas nos estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário