quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dow realiza ações na Bahia para celebrar a Semana do Meio Ambiente


                             Atividades incluem mutirão de limpeza na praia, na Ilha de Matarandiba, apresentação de peça teatral e palestras

Salvador, 02 de junho de 2011 - Alinhada à estratégia global de atuação responsável, de respeito à natureza e à comunidade onde está inserida, a Dow realiza uma série de ações em todas as unidades da Bahia, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). As atividades ocorrem durante toda a semana e incluem mutirão de limpeza na Vila de Matarandiba (Vera Cruz), apresentação de peça teatral em escolas municipais e palestras com foco em educação ambiental.

As comemorações da Semana do Meio Ambiente nas unidades baianas da Dow envolvem as escolas municipais da Ilha de Matarandiba: Juvenal Galvão e Hilton Rodrigues, que receberão amanhã (3) palestras e a peça teatral “A Revolta do Lixo”, com foco em preservação ambiental.  A Dow mantém uma unidade de mineração de sal em Matarandiba.

O mutirão de limpeza ocorreu ontem (1), na Ilha de Matarandiba (na praia, praças, fontes e ruas). A ação envolveu ainda as outras unidades da Dow na Bahia: o Complexo de Aratu (Candeias) e as fábricas de TDI e Dow Automotive (Polo de Camaçari). Cerca de 200 pessoas, entre funcionários, contratados da Dow e moradores, participaram da atividade.

“Integridade, respeito às pessoas e proteção ao planeta são valores da Dow, que refletem o compromisso da empresa com a sustentabilidade”, afirma o diretor de relações institucionais da Dow, Marconi Oliveira Andraos. Ele explica que as ações na área socioambiental, envolvendo a comunidade, fazem parte da estratégia global da empresa. “Para nós, esse tipo de ação não está limitada à Semana do Meio Ambiente, faz parte do nosso dia a dia”, complementa.

As ações têm o objetivo de envolver os funcionários e contratados da Dow em atividades de preservação do meio ambiente e aproximar a empresa da comunidade onde ela está inserida. De acordo com a especialista em Comunicação e Relacionamento Comunitário para o site de Aratu, Daniela Franco, a Dow acredita que é importante valorizar as pessoas e investir em práticas sustentáveis. “Investimos em educação ambiental, com o propósito de contribuir para a melhoria da vida humana e promover a excelência de nossas políticas ambientais”, explica.

A Companhia é signatária do Programa de Atuação Responsável – iniciativa voluntária da indústria química por meio da qual as empresas de todo o mundo se comprometem a melhorar desempenho na área de saúde, segurança e meio ambiente.

Metas de sustentabilidade - Em 1995, a Dow editou 11 metas de sustentabilidade para serem cumpridas até 2005. A maioria foi alcançada e algumas foram superadas. Emissões de compostos prioritários foram reduzidas em 84% (a meta era 75%); emissões químicas foram mitigadas em 51% (a meta era 50%); a produção de resíduos sólidos foi diminuída em 700 mil toneladas, dentre outros.

No ano seguinte, foram postulados novos desafios para 2015. A intenção era fortalecer os vínculos com as comunidades nas quais a empresa está presente; aprimorar o gerenciamento de produtos para reduzir impactos ambientais e contribuir para solucionar desafios globais relacionados à escassez de água, de alimentos e com as mudanças climáticas. A Dow adota ainda os Indicadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social para se autoavaliar. Todas as unidades industriais da Dow na Bahia são certificadas pela ISO 14001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário