terça-feira, 9 de março de 2010

BRASIL TEM A MAIOR EXPECTATIVA DE CONTRATAÇÕES DAS AMÉRICAS NO SEGUNDO TRIMESTRE DE 2010

- Entre os 36 pesquisados, Expectativa Líquida de Emprego do país só é menor que a da Índia

- Índice no Brasil passou de 31% para 38% nos últimos três meses

- Setor de Finanças/Seguros e Imobiliário é o mais otimista quanto ao aumento de postos de trabalho


Pelo terceiro trimestre consecutivo, o Brasil é o segundo país mais otimista quanto a contratações de funcionários entre todos os pesquisados pela Manpower, empresa de recursos humanos líder no mercado que oferece serviços para todo o ciclo de negócios e emprego das companhias. Nas Américas, com uma Expectativa Líquida de Emprego 38%, o país é o primeiro do ranking. As informações são da Pesquisa de Expectativa de Emprego (Manpower Employment Outlook Survey), que avaliou a intenção de contratação de mais de 61 mil empresas para o segundo trimestre de 2010. No Brasil, quase mil empregadores foram ouvidos.

De acordo com o estudo, os empregadores do setor de Finanças/Seguros e Imobiliário são os mais otimistas quanto ao aumento de postos de trabalho no Brasil, com uma Expectativa Líquida de Emprego de 49%, seis pontos percentuais acima do primeiro trimestre do ano. Os empregadores do setor de Administração Pública/Educação também apontaram um ritmo acelerado de contratações, com uma intenção de 48% contra 19% no último período. A expectativa dos empregadores do setor de Construção, o mais otimista nos primeiros três meses do ano, permaneceu estável, em 45%. Outros empregadores também apontaram melhoras na expectativa de abertura de vagas: o setor de Serviços (de 40% para 44%), seguido da Indústria (de 22% para 36%), Comércio (de 31% para 34%), Transportes e Serviços Públicos (de 31% para 33%) e Agricultura, Pesca e Mineração (de 13% para 23%),

Entre os estados pesquisados, empregadores do Paraná são os mais otimistas, com 44%, seguido pelos de Minas Gerais, com 42%. Os empregadores da cidade de São Paulo têm 39% de expectativa, os do Rio de Janeiro têm 31% e os do estado de São Paulo têm 36%.

No total, a expectativa líquida de emprego no Brasil está em 38%, sete pontos percentuais acima do resultado do último trimestre. O país tem o maior resultado da América, seguido pelo Peru e pela Costa Rica (23% cada), Argentina (18%), Colômbia (16%) e Panamá (15%). Os Estados Unidos permaneceram estáveis quanto à expectativa de geração de novos cargos em relação ao último trimestre (5%), mas o país apresentou resultados mais otimistas que os de 2009 no mesmo período. No mundo todo, empregadores de 27 dos 36 países pesquisados esperam contratar no trimestre. Empregadores da Itália e Espanha (ambas com -11%) e Irlanda (-9%) têm as expectativas líquidas de emprego mais baixas.

"No Brasil, a pesquisa indica um excelente ano para o emprego, com a geração de novas vagas em todos os setores pesquisados pela Manpower. Os dados refletem a estimativa para 2010 do ministro do trabalho, Carlos Lupi, que espera a criação de mais de dois milhões de empregos formais, o melhor ano do governo Lula para a geração de postos de trabalho", aponta Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil. "A expectativa é de expansão do mercado de trabalho brasileiro, com aumento dos investimentos privados e o lançamento da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, pelo Governo Federal em março. Essas são notícias excelentes para quem está procurando emprego", afirma.

Os resultados completos da pesquisa, além dos comparativos regionais, podem ser encontrados em www.manpower.com/meos. Todos os gráficos e tabelas estão disponíveis para publicação em www.manpower.com/library. A próxima edição da pesquisa (terceiro trimestre de 2010) vai estar disponível no dia 8 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário