quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Festa do Senhor do Bonfim atrai 1 milhão de pessoas em Salvador


A primeira grande festa do verão que antecede o carnaval em Salvador, a Lavagem do Bonfim, aconteceu nessa quinta-feira (14/01). A tradicional comemoração acontece desde a inauguração da Igreja, em 1754.  Os festejos começaram bem cedo, quando turistas, baianos, crianças e idosos celebraram juntos o sincretismo religioso e diversidade da cultura na Bahia. O cortejo abriu a festa com mais de 500 baianas vestidas de branco (cor de Oxalá, divindade do candomblé), percorrendo um trajeto de 8 quilômetros  até a Colina Sagrada, onde está localizada a Igreja do Senhor do Bonfim. No local, as baianas lavaram e enxugaram as escadarias e o adro, cantando louvores a Oxalá e o tradicional Hino do Senhor do Bonfim. Cerca de 600 mil pessoas acompanharam a procissão. Durante todo o dia a expectativa é que 1 milhão de pessoas aproveitem os festejos.
A Secretaria de Turismo e a Bahiatursa acompanharam o cortejo do governador Jacques Wagner, que saiu às 9h, ao som do grupo de afoxé, Filhos de Gandhi e das bandas: Dida, Jurema, do maestro Reginaldo. Cem baianas vestidas de branco também se juntaram a caminhada. Durante o cortejo acontecia também a gravação do filme baiano Desamores.
A argentina Jessica Elbaun, 27, que está na Bahia pela primeira vez, disse ter se encantado com a terra. “Me encantei em ver de perto uma festa movida pela fé”, declarou. Os jornalistas franceses Charles Poudin e Violeta Poudin, participam da celebração desde 1982, saem de Paris e ficam em Salvador dois meses por ano. “É uma das festas populares mais bonitas, mesmo com tanta festa que essa cidade tem é importante manter essas tradições”, disse Charles.
A festa traz lucros também para os ambulantes que vendem o dobro ou o triplo durante a festa, em relação aos dias comuns. “Trabalho em todas as festas religiosas, apesar de ser evangélica. Nessas horas eu deixo de lado a religião porque são dessas festas que eu tiro meu sustento”, contou Maria da Conceição, 54 anos.
Cerca de 2.300 policiais militares garantiram a segurança de baianos e turistas durante o percurso do cortejo. O efetivo foi distribuído estrategicamente em 12 sub-áreas, entre a Avenida Contorno e a Colina Sagrada, além de 40 (quarenta) pontos de interdição de tráfego de veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário