A possibilidade de que Salvador pudesse sediar em março do ano que vem a etapa brasileira da Fórmula Indy parece ter ido de vez para o espaço. O site oficial da categoria publicou, aparentemente sem querer, uma notícia que deveria ir ao ar somente em 31 de outubro: o Rio de Janeiro será a cidade a abrigar a corrida brasileira da categoria.
O “vazamento oficial” conta com um extenso texto citando que o Rio sediará também em futuros próximos a final da Copa de 2014 e também as Olimpíadas de 2016. Ele cita o circuito da prova como localizado na região da praia de Botafogo, com vista para o Corcovado e o Pão de Açucar, traçado que foi concebido pelo carioca Vitor Meira. Há também falas de Tony Cotman, vice-presidente de competições da Indy e do piloto Tony Canaan, que curiosamente é baiano.
É difícil acreditar que a divulgação da informação, ainda que de forma acidental, seja mentirosa. Antes de ser retirada do ar, o piloto pessoalmente postou em seu Twitter que o Rio havia sido escolhido, aparentemente sem saber que o anúncio oficial deveria ser adiado até o fim do mês. Salvador chegou a ser a cidade mais cotada para sediar a prova, mas o interesse da capital baiana pelo evento foi esfriando aos poucos.
Durante este período, o Rio, que já havia declarado estar fora do páreo, voltou à ativa e restabeleceu os contatos com os organizadores da Indy, que há três meses já negociavam a prova com as cidades candidatas. Resta agora saber das autoridades baianas os motivos oficiais da desistência pela atração da prova.
O GP de Stock Car que ocorreu em Salvador este ano representou um grande aumento no setor turístico e hoteleiro durante a baixa estação. A magnitude do campeonato da Indy poderia trazer muito mais turistas, especialmente estrangeiros, mas a oportunidade parece ter sido oficialmente desperdiçada.
Foto: Jim Haines
Texto: Lucas Esteves - site Bahia Econômica
Nenhum comentário:
Postar um comentário